
Ontem Jack Kirby faria 90 anos se estivesse vivo, não deu pra fazer um post sobre ele ontem, mas hoje irei me redimir do meu erro.
Jacob Kurtzberg ( viu a semelhança com o meu nome? =D ) nasceu em 28 e Agosto de 1917em Nova York e foi uma das figuras mais influentes do mundo dos quadrinhos, ele começou a trabalhar em 1935, fazia sequências para os desenhos do Marinheiro escroto que comia espinafre, e ele mesmo o Popeye.
Em 1938 ele começou a ilustrar para diversas editoras, desenhando personagens como o Besouro Azul, Blue Bolt, Red Raven e o Capitão Marvel ( vulgo Shazan )
Então algum tempo depois já trabalhando como free lancer conheceu Joe Simon, e em 1941 a dupla criou o Capitão América para a Timely Comics ( o que viria mais tarde a ser a Marvel )
Em 1942 a dupla deixou a Timely para produzir Sandman na rival DC e em 1943 foram convocados para a guerra.
Depois que retornaram em 1945 a se juntaram novamente e voltaram a trabalhar para algumas editoras
Em 1954 ele acabou a parceria com Simon devido a uma censura imposta nos quadrinhos, mas ele continuou escrevendo HQ's e acabou ré-escrevendo a origem do Arqueiro Verde.
Em 1961 voltou pra Marvel e nada mais nada menos criou ou ajudou a criar o Quarteto Fantástico, Thor, Hulk, X-Man originais, Surfista Prateado, Galactus, Magneto, Os vingadores, Homem de Ferro, Inumanos, Destino, pantera Negra e Toda a nação de Wakanda, Demolidor, Capitão América que foi ressucitado para fazer parte dos Vingadores, e claro o cabeça de teia amigão da vizinhança o Homen Aranha, isso só na Marvel, ou seja quase todo o universo da editora e em particular ele é creditado pela criação do Surfista.
Nos anos 70 ele voltou pra DC depois de uma briga com Stan Lee e Martin Goodman produzindo
séries sob o selo que levava o seu nome "Jack Kirby´s Fourth World", entre eles estavam Os Novos Deuses, Senhor Milagre, O Povo da Eternidade, e uma nova encarnação de Sandman ( seu ultimo trabalho com Joe Simon ) alguns dos personagens sobre esse selo tornaram-se parte do universo DC entre eles Etrigan e seu alter ego Jason Blood e o fuderastico e mistrioso Darkside, que pra mim junto com o Destino, Magneto e Apocalipse ( da Marvel ) são os maiores vilões dos quadrinhos.

Mais tarde retornou a Marvel, escrevendo e desenhando Capitão America, passou pouco tempo, depois disso deixou os quadrinhos de lado para trabalhar com animação, a Pacifc Comics fez um acordo inédito com Kirby, para publicar a série "Capitain Victory", ele ficaria com os direitos de sua criação e receberia os royalties sobre elas, isso ajudou a dar uma moralzinha aos outros artistas.
Com uma carreira de sete décadas e mais de 25,000 páginas de HQ's desenhadas foi o mais foda artista de HQ's que perambulou por esse mundo, Kirby faleceu em 06 de Fevereiro de 1994.

Nenhum comentário:
Postar um comentário